Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

PLAQUETAS, QUAL A SUA FUNÇÃO?


Plaquetas no Sangue




Você sabe o que é e para que serve as plaquetas no Sangue?


As plaquetas são fragmentos da célula que estão presentes no sangue.

Como são formadas as plaquetas

As plaquetas são formadas na medula óssea sua produção é estimulada pelo trombopoietina formado no fígado.

Função das plaquetas no Sangue

A principal função das plaquetas é participação do processo de coagulação sanguínea.
As plaquetas também são chamada de trombócito.

Quantidade Plaquetas no Sangue

Um pessoa normal tem entre 150.000 à 400.000 plaquetas por mm3 de sangue, uma pessoa com um volume menor de 150.000 pode sofrer sérias consequências de saúde.
Já que as plaquetas percorrer a corrente sanguínea fazendo a limpeza, quando o número de plaquetas cai a pessoa pode desmaiar e senão for socorrida a  poderá morrer.

Tempo de Vida das Plaquetas

As plaquetas ficam circulando no sangue entre 9 a 10 dias, depois são sequestradas e destruídas pelo Baço,

Sintomas das Plaquetas baixa

- manchas roxas ou esverdiadas no corpo
- sangramentos
- tonturas

Plaquetas e o Baço

O Baço é um importante órgão que ajuda na renovação das plaquetas no sangue e o seu mal funcionamento pode fazer com que a produção de plaquetas seja diminuida, o que trará grave consequência a saúde da pessoa.

Porque o Baço é tão importante?

Porque o Baço controle e destróia as células do sangue que serão renovadas.
O Baço possui duas partes uma parte branca que trabalha na defesa ou seja imunização criação de anticorpos que ajudam a combater as infcções e a parte vermelha que tem a funções de remover as células inúteis do sangue como exemplo as hemácias defeituosas.

Caso Real problemas de Plaquetas devido ao mal funcionamento do Baço

Minha esposa fez uma cirurgia de esplenectomia ou seja foi removido o Baço devido ao mesmo está destruindo as plaquetas e não estava renovando, mas agora está bem melhor, já que outros órgãos já assumiram o papel do Baço principalmente no combate as infecções.
O número de plaquetas caiu de uma vez só e com isso ela sentia muita falta de Ar e começava a passar mal, era um problema chamado PTI – Púrpura Trombocitopénica Iidiopática um tipo de doença em que o número de plaquetas diminuia.
Mas agora graças a Deus está tudo bem, a quantidade de plaquetas está acima da média ou seja mais de 250.000 por mm3 de sangue, esse número chegou aos 400.000 mas como tem um bebê a  o número diminui devido a .

O que aconteça quando ocorre um excesso de Plaquetas no Sangue?

Denominado Trombocitemia que é o excesso de plaquetas no sangue com isso a coagulação no sangue é mais do que normal o que gera um grande problema.
Quando ocorre o excesso as plaquetas formam uma coagulação acima do normal fazendo com que o fluxo de sangue seja diminuido ou até mesmo interrompido o Baço é o Fígado podem aumentar de tamanho devido ao problema.
Se no hemograma a quantidade de plaquetas for superior a 500.000 para cada mm3 de sangue, podendo chegar em alguns casos as 1.000.000 mm3 no sangue.
O Tratamento é feito pela ingestão de medicamentos até que o volume seja reduzido a níveis de uma pessoa normal.
Se o medicamento não estiver fazendo efeito o médico deve recorrer a Plaquetaférese ou seja as plaquetas serão removidas do sangue e depois é devolvido o sangue sem as plaquetas que foram separadas, tudo utilizando um outro tipo de medicamento.
Wikipedia

61 comentários:

  1. Se o numero de plaquetas for bom e o problema esteja do funciomaneto delas qual é o problema?
    Pois o meu filho está com o numero bom e com problema no funcionamento e está sangrando muito pelo nariz e pela fezes...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    O número de plaquetas dentro dos padrões normais que são 150.000 a 400.000, não quer dizer que não podemos ter hemorragias, vamos lá sangramento nasal pode está relacionado a vários aspectos, até mesmo uma cavidade nasal pequenas, esforço respiratório com rompimento de capilares, pressão arterial.
    Agora a melena (fezes com sangue), pode ser algum problema gastro uma úlcera gástrica, teria que fazer uma endoscopia para melhor avaliar, não é normal ter esses sangramentos, leve num médico para avaliações e exames.
    Bem possível o médico receitar um hemoblock (transamin) para conter essas hemorragias ou até mesmo (hemax 4.000ui).
    Mais tem que quantos episódios teve esses sangramentos e ocasiões tem que se fazer uma anamnese sobre isso.
    Espero ter ajudado.

    Abraços
    Sergio Brito

    ResponderExcluir
  3. oi tenho uma amiga qe fez um exame de sangue, e ela tem apenas 42.000 plaquetas no sangue.
    o medico mandou ela procurar um especialista, e nao disse nada mais... ela tem algum problema serio?

    ResponderExcluir
  4. Ao Anônimo acima.
    Bom dia, acabei de chegar de mais um plantão, respondendo a sua pergunta.

    Como já tinha dito antes o número de plaquetas nom adulto e crianças são de 150.000 a 400.000 por mm3 de sangue.

    Já as plaquetopenias ou diminuição do número de plaquetas podem ser hereditárias como síndrome de Wiskott-Aldrich, de Bernard Soulier e de Fanconi ou adquiridas (púrpura trombocitopênica idiopática secundária a doenças auto-imunes, anemias aplásica e magaloblástica, coagulopatias de consumo, malária, dengue (viroses), leucoses e outras).

    Então tem que investigar por que ela está com suas plaquetas diminuidas, somente com exames mais complexos para esclarecer, tem que observar se ela não está tendo hemorragias.
    Espero ter ajudado, abraço.

    ResponderExcluir
  5. oi meu filho tava apenas com 5 mil plaquetas depois de uma garnde luta chegou a 43 mil ele corre algum risco

    ResponderExcluir
  6. po favor eu to aflita e peço um conselho oq fazer ele ta com 30 anos e teve essa doença quando criança qual os melhores alimentos para aumentar as plaquetas?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, primeiramente tem que saber por que baixou tanto as plaquetas do seu filho, qual a causa para poder combater, 43 mil é bem baixo ainda mais muito melhor que 5 mil, pode ainda ter hemorragias, tem que subir ainda essas plaquetas, agora risco somente o pediatra que esta acompanhando o caso de perto que pode dizer, melhoras para o seu filho.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade não tem dieta eficaz para este fim, mas podemos lançar mão de alimentos que sejam benéficos para a medula, colaborando para ativar o sistema a produzir mais plaquetas.

    Existem alguns remédios caseiros que podem ser úteis na prevenção e tratamento da baixa contagem de plaquetas no sangue. É necessário incluir frutas cítricas, ovos e fígado em sua dieta, desta maneira oferecemos nutrientes úteis, entre eles ferro, para impulsionar a produção de células do sangue.
    Use o óleo de fígado de bacalhau ou de óleos de semente de linho, fortalecem o sistema imunológico, reduzem a inflamação, melhora a circulação e aumenta a sua taxa do bom colesterol.
    Consumir grande quantidade de folhas verdes e legumes, aumenta o nível de hemoglobina do sangue circulante e ajuda a combater a causa dos baixos níveis de plaquetas.
    Tomates são carregados com as vitaminas e minerais e têm forte ação anti-oxidante, que irá ajudá-lo a aumentar a contagem de plaquetas.

    ResponderExcluir
  9. Prezados,

    Meu pai fez a retirada da prostata a 1 anos devido a um cancer. A 3 meses foi diagnosticado um novo tumor proximo ao estomago com 4cm.
    Ele esta fazendo quimio a 3 meses e ontem no exame de sangue deu que ele esta com 15 plaquetas... Isso mesmo 15! O hematogista disse que provavelmente ele terá que fazer uma transfusão de sangue e parar com a quimio.
    Ele reclama de não conseguir ir nem na esquina que se sente muto cansado.
    Qual a opinião do senhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, desculpa pela demora, pura ralta de tempo e mais algumas coisas, nunca tinha visto alguem com numero tao baixo assim de plaquetas, realmente a quimio deve dar um tempo ate ele subir as plaquetas, pois a quimio ja e bastante agressiva, mais e realmente 15 plaquetas ta estranho.

      Excluir
  10. Um médico me falu uma vaz que o nível de estresse é um forte regulador de plaquetas. Quanto mais estresse, menos paquetas temos. Interesante isso.

    ResponderExcluir
  11. meu pai fez exame de sangue em 10/2012suas plaquetas estava em 119 plaquetas a medica disse que estava dentro das normalidades,pedimos um novo exame em 01/2013 deu 100 plaquetas,a medica disse que estava dentro das normalidades,levei em outro Medico ele me disse que esta bom,mas em caso de ter que fazer alguma cirurgia o caso ja seria diferente nao estaria bom,fizemos outro exame deu 92 plaquetas,o que o sr.me recomenda a fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tem que verificar porque as plaquetas estao caindo, tem que pesquisar mudar de medico e fazer novos exames.

      Excluir
  12. Ola minha Filha esta com as plaquetas 77 mil ha quinze dias e não sobe, o Medico disse q não tem perigo, é para repetir o exame daqui 1 mes, eu acho muito tempo, Não é ? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, como você sabe que a quinze dias as plaquetas dela estavão em 77.000?
      Realmente esperar um mês para novo exame parece muito tempo mais você pode solicitar um HC dela em qualquer laboratorio particular para comparar e verificar se esta baixando, mantendo ou teve aumento, tem que ver se ela tem outros sintomas tambem como mialgia, vomito, cefalei e outros.
      Mais o médico que peiu um novo exame no período de um mês ta acompanhando o quadro dela e tem seus motivos.
      Na sorologia de dengue aqui pedimos num prazo de três dias apos o inicio dos sintomas e acompanhamos com HC diario.

      Excluir
  13. tenho 62 anos, fiz exame de sangue minha plaquetas deu 221.000 e normal.grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O número de plaquetas dentro dos padrões normais que são 150.000 a 400.00.

      Excluir
  14. Ola. Estou morando no Japao há 3 anos. Faco acompanhamento do meu diabetes trimestralmente. O numero de minhas plaquetas vinham diminuindo e nem fui avisada pelo medico japonês. Num exame que fiz por outro motivo, o medico que havia solicitado o exame disse que minhas plaquetas estava menos da metade do mínimo normal. Dificil conversar através de interprete que nem sempre entende termos médicos. O que posso fazer tao longe de casa e dos recursos a que estamos acostumados? O médio não me deu nenhuma instrucao a seguir. Não sei o que fazer e o perigo dexxa baixa das plaquetas. (uma brasileira perdida no japao)

    ResponderExcluir
  15. meu marido esta com as plaquetas baixas, e o médico disse que não é nada,falou pra fazer caminhada, acredita??? o que fazer????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desculpa a demora pois estou saindo de um plantão e entrando em outro.
      Atividade física faz bem para tudo.

      Excluir
  16. tenho 43 anos estou assustada minhas plaquetas esta 111 oque faço maria

    ResponderExcluir
  17. Desculpa, suas plaquetas estão 111 ou 111.000? Se for a segunda opção não precisa entrar em pânico, está dentro do aceitável.

    ResponderExcluir
  18. 442 foi dia 13/03 , 487 dia 17/03 acho que é bom né, estou tentando descobrir pq meu cabelo cai tanto!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia ao amigo de cima.
    Atualmente a contagem do número de plaquetas existentes no sangue é através da técnica de impedância (resistividade), de forma automatizada. Quando estamos com dúvidas na contagem do número das plaquetas, exemplo número muito baixo, no realizamos a contágem “manual”.

    O valor normal das plaquetas é de:

    150.000 a 350.000/mm3 – recém-nascidos até 5 meses de idade.

    150.000 a 450.000/mm3 – a partir de 6 meses e adultos

    Um elevado número de plaquetas no sangue periférico resulta de intensa produção pela medula óssea (hiperplasia megacariocítica). Os megacariócitos são as células da medula ósse que formaram as plaquetas. Os paciente também apresentam esplenomegalia e clínicamente pode ocorrer de sangramentos e/ou episódios de trombose.

    Os critérios laboratoriais para confirmação diagnóstica são:
    1. Contagem plaquetária acima de 600.000/mm3 em duas ocasiões diferentes, com intervalo de um mês; e
    2. Biópsia de medula óssea mostrando proliferação da linhagem megacariocítica com número aumentado de megacariócitos grandes e maduros.

    Adicionalmente, devem ser afastadas as seguintes doenças policitemia vera (PV), leucemia mielóide crônica (LMC), mielofibrose (MF), síndrome mielodisplásica (SMD) e trombocitose reativa:

    O especialista que cuida destas doenças é o hematologista.

    O termo trombocitemia significa aumento das plaquetas no sangue.

    ResponderExcluir
  20. estou com 221 de plaquetas,sera que é dengue

    ResponderExcluir
  21. Tenho 34 anos e sinto dores nas pernas principalmente no calcanhar quando fico em pe, fiz o Hemograma e as plaquetas deram 600.000 quero saber se tem algum problema grave? E a hemoglobina deu 14,2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Pedro, realmente as suas plaquetas estão alteradas.

      As plaquetas têm formato discóide, e têm origem na fragmentação do citoplasma dos megacariócitos na medula óssea. Têm importante participação na fase inicial da hemostasia, por meio dos mecanismos de adesão plaquetária à superfície estranha, agregação das plaquetas entre si, formando o tampão plaquetário, ativação da coagulação plasmática pela exposição do fator plaquetário 3, liberação do fator plaquetário 4, e também pela absorção de fatores de coagulação na sua atmosfera. Também é liberado o fator mitogênico plaquetário responsável pela multiplicação acelerada das células da íntima vascular. Em todo o processo, estão envolvidos mecanismos como adesão e agregação paquetárias.

      A avaliação das plaquetas pode ser feita de forma quantitativa, expressa em mm3, e de modo qualitativo, pela avaliação das características analisadas no esfregaço corado, o que permite a identificação de alterações morfológicas das plaquetas.

      As alterações quantitativas podem ser tanto o aumento da quantidade de plaquetas, chamado hiperplaquetemia, quanto a diminuição, denominada plaquetopenia.

      As alterações qualitativas podem ser vistas em processos de produção acelerada de plaquetas. Plaquetas de diferentes tamanhos caracterizam uma anisocitose plaquetária, comum nas síndromes mieloproliferativas, mielodisplásicas e disfunções plaquetárias. Plaquetas gigantes (macroplaquetas) ou com morfologia bizarra (plaquetas dismórficas) demonstram um turnover acelerado e são encontradas quando ocorre grande destruição periférica, como nos casos de púrpura trombocitopênica idiopática, tromboses importantes e síndrome de Bernard Soulier.

      Um fenômeno de aglutinação de plaquetas in vitro pode ocorrer devido à presença de anticorpos dirigidos a antígenos na membrana de plaqueta. O EDTA leva à quelação de cálcio e expõe esses antígenos, permite a ligação aos anticorpos, levando à aglutinação das plaquetas e a um resultado falsamente diminuído. Porém, a coleta e a realização imediata da avaliação das plaquetas ou a confirmação em material colhido com citrato afastam a possibilidade dessa interferência.

      Procure um angiologista ou vascular, a dor no calcanhar pode até ser esporão.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. renatagonssalves@hotmail.com10 de junho de 2015 às 10:21

    Boa tarde.fiz um exame e o resultado saiu que eu estou com lupos tem alguma coisa a ver com as plaquetas baixas.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá,Bom dia. Faço exame sempre que posso e segundo o diagnóstico às plaquetas deram 282 000/mm é normal?

    ResponderExcluir
  27. Oi estou grávida de 37 semanas e 2 dias minhas plaquetas estão 58.000 meu médico disse q e nornal.. E normal isso ou eu corro risco

    ResponderExcluir
  28. Oi estou grávida de 37 semanas e 2 dias minhas plaquetas estão 58.000 meu médico disse q e normal.. E normal isso ou eu corro risco

    ResponderExcluir
  29. Estou num estágio na pediatria de um hospital e o caso de uma criança com S.D. Wiskott + Adrich me intrigou. O menino tem 3 anos e a mãe insiste em conter os impulsos do filho de querer correr e brincar, pois ela tem medo de que as plaquetas desçam. Ele já tem um doador de medula mas precisa estabilizar o quadro para o Inca fazer o transplante. Fico na dúvida se é exagero da mãe tanta contenção corporal.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia ,meu pai teve baixa nas plaquetas,mais ficamos sabendo porque ele se mordeu e gerou hemorragia,so que aplicaram plaquetas nele novamente,250000,ai veio a decepção em dois dias está em 18,000,00 novamente.como isto acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, se aplicaram 250.000 e em dois dias caiu para 18.000 ele está com alguma disfunção provocando a plaquetopenia (A plaquetopenia ou trombocitopenia é um nível excepcionalmente baixo de plaquetas no sangue. As plaquetas, também chamadas trombócitos são células sanguíneas que bloqueiam a hemorragia obstruindo os vasos sanguíneos danificados e que ajudam na coagulação do sangue.)
      Tem que investigar a causa disso.

      Excluir
  31. Bom dia, realmente é estranho essa mudança, eu desconheço. Irei pesquisar.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, realmente é estranho essa mudança, eu desconheço. Irei pesquisar.

    ResponderExcluir
  33. Ola. Fiz hoje uma análise ao sangue e o meu redultado deu 1845000 de plaquetas... segundo a tecnica, cerca de 5 vezes acima do normal. O que isto pode significar?

    ResponderExcluir
  34. Meu resultado de hemograma deu raras macroplaquetas e plaqueta abaixo do normal 59.000mm3.
    Já os demais exames de sangue como globulos vermelhos e branco deu normal como de urina tb.
    O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, no meu exame deu plaquetas 117.400 e também deu macroplaquetas...
    Devo procurar um especialista???

    ResponderExcluir
  36. Olá meu filho tem 5 anos, e tá com o rosto com umas pintinhas vermelhas. Levei pro médico, foi feito hemograma e o resultado das plaquetas deu 282,00. Foi encaminhado para o hematologista. O que significa esse resultado?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde...se possível me socorra!
    Minha filha foi fazer um simples exame de sangue para realizar uma cirurgia dentária...o exame alterou mostrando presença de macroplaquetas e vpm 11.7...N sei por onde começar!
    Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde, meu nome é Marcela fiz um exame e o resultado deu q minha plaquetas estavao 664.000/ul dai to.ei 2 bolsas de sangue e elas baixaram pra 603. Gostaria de saber qual a causa disso e se corro algum risco?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia estou grávida e fiz uma exame de sangue,e veio a seguinte palavra:CONTAGEM DE PLAQUETAS;Plaquetas :158×10/3 mm3 MPV:9,20 fL eh Normal?

    ResponderExcluir
  40. Meu exame de plaquetas deu250000 zignifica o qe

    ResponderExcluir
  41. Boa noite. O exame do meu irmão deu presença de macroplaquetas. O restante do hemograma deu dentro das referências. O que pode ser estas macroplaquetas? Repetiu o exame e deu novamente. Pode ser leucemia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não tem haver com leucemia, macroplaquetas Plaquetas gigantes (macroplaquetas) ou com morfologia bizarra (plaquetas dismórficas) demonstram um turnover acelerado e são encontradas quando ocorre grande destruição periférica, como nos casos de púrpura trombocitopênica idiopática, tromboses importantes e síndrome de Bernard Soulier.

      Tem que ver se seu irmão teve trombose ou algo parecido recentemente.

      Excluir
  42. Minha tia está com 48 plaquetas. Está em estado grave internada. Precisa ser transferida para um clínica urgente com mais recursos. Ela já está com uma anemia muito forte, e deu avc, qual outro tipo de doença que ela pode ter que está causando essa queda nas plaquetas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, pode ser várias doenças inclusive leucemia.

      Excluir
  43. Meu exame hemograma completo deu 59000 mm3 de plaquetas isso é normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Ref. é de Plaquetas 140 000 a 450 000 µL, mais plaquetas não é lida em mm3, confere certinho ai esse valor.
      Se realmente for o valor de plaquetas seria bom procurar um hematologista, para poder te orientar melhor, ou conversar com o próprio médico que lhe pediu o hemograma. Mais não crie pânico.

      Excluir
  44. Minhas plaquetas está 221000mm3 será que estou doente?

    ResponderExcluir